Sociedade RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Attack on Titan - Regras de Combate (FATE)

Ir para baixo

Attack on Titan - Regras de Combate (FATE) Empty Attack on Titan - Regras de Combate (FATE)

Mensagem  Lucius Qui 26 Dez 2013, 15:00

Aqui serão descritas as regras de combate entre humanos e titãs com adaptações ao sistema básico de FATE Core Rulebook.

ASPECTOS BÁSICOS DE TITÃS

"Não doeu."
Titãs não prestam atenção a danos graves que tenham sofrido, mesmo que sejam por eles debilitados.

"Pegar humanos no chão é fácil."
Sempre possuem +2 para atacar alvos no chão e sem meios de locomoção.

"Membros regenerados em um minuto."
Vantagens de circunstância causadas por danos ao corpo em titãs não duram mais que 3 exchanges, a não ser que sejam reforçadas com danos subsequentes.

"O ponto vital é a nuca."
Titãs não possuem Stress Físico nem Stress Mental.

"Medo encarnado"
Cenas de carnificina causadas por titãs possuem +2 shifts de dificuldade.

"Sentidos que localizam humanos escondidos"
Furtividade não funciona contra os titãs.

"Quando menos se espera, de onde menos se espera."
Parte do terror da batalha contra titãs vem da falta de entendimento sobre como e de onde irão atacar.


Última edição por Lucius em Sex 27 Dez 2013, 12:49, editado 1 vez(es)
Lucius
Lucius
Lich King
Lich King

Masculino Número de Mensagens : 468
Idade : 42
Reputação : 13
Pontos de Usuário : 6295
Data de inscrição : 22/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Attack on Titan - Regras de Combate (FATE) Empty Combate aos Titãs

Mensagem  Lucius Sex 27 Dez 2013, 12:47

Segundo as regras de FATE, todo alvo atacado de surpresa possui uma jogada de resistência igual a +0 contra o ataque/vantagem sofrida. Sendo assim, o primeiro ponto do combate contra titãs é determinar a Percepção dos titãs a respeito dos militares.

Percepção
A Percepção dos titãs varia muito e não possui nenhum padrão. Um titã de 12 metros pode ter Percepção 1 e outro idêntico ser na verdade um titã especial e ter Percepção 3.

Titãs normalmente já estão perseguindo um alvo. Se este alvo não é o personagem, ele é tido como "ignorado" até que surja mais próximo e no campo de visão do titã. A atenção do titã pode mudar repentinamente para o alvo mais próximo ou prosseguir em direção ao alvo original. Uma mudança brusca de alvo em direção a um personagem seria uma compel de "ataque surpresa".

Caso o titã tenha percebido a aproximação de um personagem por manobra de VMD e o personagem deseje passar pela área de alcance do titã, é necessária uma jogada de Manobras x Briga do titã. Se o resultado for:

- falha: os shifts de fracasso são convertidos em dano sofrido pelo personagem.
- empate: o titã cria uma vantagem sobre o personagem para a próxima rodada (exchange).
- sucesso: o jogador passa pelo titã sem problemas.
- sucesso com estilo: o jogador cria uma vantagem sobre o titã a ser usada até o final da próxima rodada (exchange).

No caso de uma abordagem furtiva, o personagem deve fazer um teste de Furtividade x Percepção 1 (3 se usar os barulhentos VMDs). Em caso de sucesso, ele pode manobrar contra Briga 0 do titã (não foi percebido). Caso vença, o titã não percebe a passagem do personagem mas percebe o personagem depois que passou. Caso empate, ganha +2 no teste de Espada contra a Briga do titã. Caso perca, o titã ganha uma vantagem sobre o personagem. Sucessos com estilo permitem o personagem ficar oculto até depois de passar, criando para ele uma vantagem. Caso ataque durante a aproximação furtiva, o titã fica ciente da sua posição, não importando se houve sucesso com estilo. A vantagem criada pode ser usada para o teste de Espadas. Se o titã sobreviver ao ataque sofrido, ele pode imediatamente contra-atacar e assim acaba a exchange.

Ponto importante: titãs não conseguem prestar atenção em mais de um militar ao mesmo tempo, sendo considerados cegos até que algo chame suas atenções para outro militar. Porém, nada garante que eles irão desistir do primeiro alvo de suas atenções, não importa o que lhes aconteça.

Manobras
Manobras para alcançar a nuca dependem de estruturas altas ao redor do titã. Existem três possibilidades de Aspectos de Cenário:

"VMD Elevado": há estruturas mais elevadas que os titãs, concedendo uma invocação livre do aspecto e outras invocações posteriores a custo de Fate Point.
"VMD ao nível do titã alvo": condições normais de operação;
"VMD abaixo do titã": exigem maior interação com o titã e caso o titã seja utilizado para escalar, o titã tem direito a uma invocação livre de "Estão vindo por aquela direção" contra o militar que o atacar no seu teste de Percepção.

Cada militar inicia um combate com uma carga de gás suficiente para 20 movimentos entre zonas/abordagens a titãs. É possível gastar uma carga a mais para percorrer duas zonas em uma única ação de movimento ou para conceder bônus de circunstância em Manobras.

Espadas
Manobras permitem ataques com a skill Espadas somente quando as jogadas de Manobras superarem as jogadas de Briga dos titãs, caso estejam cientes da posição do personagem atacante. Caso contrário, veja Percepção acima. Não é possível prestar auxílio a jogadas de Manobras ou Espadas.

Cada militar carrega quatro conjuntos de espadas, cada espada dura três ataques a titãs ou menos (Aspecto "Frágil se comparada a titãs").

Espadas quebram quando:

- teste de Espadas resultou em empate para matar o titã;
- após três ataques;
- por compel de "Frágil se comparada aos titãs".

Devido ao ponto fraco ser apenas a nuca, titãs não possuem Stress Físico, porém todos os ataques feitos contra titãs para matar devem causar consequência que iguale ou supere (3 + classe do titã).


Dificuldade de skill Espadas para matar Titãs = 2 + Classe do Titã

Assim, caso haja dois titãs classe 1 na mesma zona e o militar consiga 8 shifts na skill Espadas (somando Boosts, Vantagens, Skill e Fate Points), ele pode dividir 4 para cada um e matar os dois em uma sequência de ataques e saltos, mesmo que não tenha feito o teste de Manobra para o segundo titã.

Danos debilitantes (Criar Vantagem) variam conforme a parte do corpo atacada e do Rank do titã.

Rank 1 (até 3 metros ) Briga 2 / Dano +1 shifts
Rank 2 (4-6 metros) Briga 3 / Dano +2 shifts
Rank 3 (7-9 metros) Briga 4 / Dano +3 shifts
Rank 4 (10-12 metros) Briga 5 / Dano +4 shifts
Rank 5 (13-15 metros) Briga 6 / Dano +5 shifts

Dificuldade para Criar Vantagens com skill Espada
Mão = Rank+1 (regenera após três exchanges)
Juntas = Rank+2 (regenera após três exchanges)
Olhos = Rank+3 (regenera após cinco exchanges)


Ataque dos Titãs

Titãs rolam Briga x Manobras/Acrobacia(+2 contra alvos no chão). Briga de um titã é Rank+1 e seu dano, caso acertem, sempre é aumentado em shifts iguais à sua classe.

Um ataque básico certeiro de um titã pode ter vários efeitos, como esmagamento, arremesso, traumas em membros e cabeça, agarramento, mordida, etc. Ataques especiais seguem suas próprias regras.

Todos os titãs podem atacar com Briga e possuem stunts de Mordida, Agarrar e Destruir Estruturas. Titãs raros podem possuir outras formas de ataque e manobras especiais.

Todo titã possui 1 Fate Point.

Devido ao sistema de Consequências de Fate, primeiramente os PJ sofrerão danos diversos (nem todos de ordem física - traumas mentais serão amplamente utilizados) e quando acabarem seus recursos para suportar danos, eles então correrão risco de morte.


Danos Mentais

Quando expostos a cenas brutais, os PJs devem fazer teste de Vontade com as seguintes dificuldades:

Cenário Brutal = 2
Morte de Desconhecido (sem fracasso/com fracasso) = 3/4
Morte de Conhecido/Soldado Comum (sem fracasso/com fracasso) = 4/5
Morte de Amigo/Soldado Pessoal (sem fracasso/com fracasso) = 5/6


Caso sobrevivam ao combate, os PJs precisarão de tempo e tratamento adequado para se recuperar de seus danos físicos e emocionais.

Consequências físicas precisam de atendimento médico adequado para permitir a recuperação por testes de Primeiros Socorros ou Medicina com duração padrão (regras básicas de FATE).

Consequências mentais são mais complicadas, pois não há psicólogos nas forças armadas. Através de atividades de relaxamento, cada PJ tem direito a apenas um teste de Vontade para se recuperar, podendo receber boosts ou vantagens causadas por circunstâncias que os propiciem a relaxar ou por pessoas com quem conversem e desabafem. Caso falhem, deverão permanecer com as Consequências preenchidas, representando seu cansaço de continuar lutando e sua falta de esperança no amanhã.

Se receber tratamento de alguém que tenha a skill Empatia, as regras são normais de FATE.


"Os caçados agora são caçadores!"


Última edição por Lucius em Dom 30 Ago 2015, 16:52, editado 7 vez(es)
Lucius
Lucius
Lich King
Lich King

Masculino Número de Mensagens : 468
Idade : 42
Reputação : 13
Pontos de Usuário : 6295
Data de inscrição : 22/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Attack on Titan - Regras de Combate (FATE) Empty Exemplos de Stunts

Mensagem  Lucius Sex 10 Jan 2014, 14:31

Abaixo seguem alguns exemplos de Stunts que podem ser adquiridos:

Manobras:

Pêndulo Titã - o personagem é capaz de utilizar o corpo do titã para realizar manobras curvas e alcançar locais sem área para MDF utilizando como "poste" o braço, peito, pescoço do titã mais próximo. Sistema: Gasta 1 Fate Point e ganha +2 em manobras.

Espaços Estreitos - quando o cenário possuir barreiras físicas (casas, prédios, árvores) que impeçam o rápido deslocamento de um titã, o personagem sabe se utilizar destes espaços estreitos para escapar de ataques, seja usando Manobras ou Agilidade. Sistema: Quando o cenário tiver o aspecto "Espaços Estreitos", o personagem ganha +1 em testes para escapar do ataque de um titã. Se o titã errar, o personagem pode gastar 1 Fate Point para forçar o titã a destruir uma estrutura que cause poeira/obstrução ao seu avanço.

Agilidade:

Escalador de Titãs - quando é errado por um titã, o personagem consegue encontrar pontos de apoio no corpo do titã para subir até seu pescoço. Sistema: Quando consegue realizar uma defesa com estilo contra um ataque titã, o personagem ganha direito a um ataque contra o pescoço do titã.

Esquiva Súbita - o personagem aprendeu a induzir um titã a atacá-lo tendo em mente para onde poderá fugir no último segundo. Sistema: Gasta 1 Fate Point e ganha +2 para esquivar do ataque de um titã.

Espadas:

Ataque Surpresa - Quando acertar um titã que não tenha percebido sua presença, o personagem causa um dano devastador. Sistema: Sempre que o personagem acertar um titã surpreso, ele causa +2 shifts de dano, somente uma vez por cena. Cada vez adicional custa 1 Fate Point.

Pontos Fracos - O personagem utiliza seu grande conhecimento e técnica para conseguir cortar tendões, olhos, dedos, etc, subjugando o corpo do titã à sua vontade. Sistema: Gasta 1 Fate Point e ganha +3 para realizar um teste de Criar Vantagem. Se tirar sucesso com estilo, consegue posicionar o titã como quiser (sentado, caído, etc) e ganha as normais duas invocações gratuitas contra o titã (que podem ser repassadas a outros jogadores). É possível converter uma invocação gratuita para fazer o titã soltar alguém que ele esteja prendendo.

A Morte que vem de cima - Sempre que o personagem realizar um ataque de um nível superior ao titã, seu ataque é mais devastador e, caso haja outro titã menor próximo, ele pode ser capaz de realizar um segundo ataque. Sistema: Quando atacar de nível superior, o personagem causa +1 shift de dano. Caso exista um titã menor próximo ao titã alvo, ele pode gastar 1 Fate Point para realizar um segundo ataque contra o titã menor também com +1 shift de dano.
Lucius
Lucius
Lich King
Lich King

Masculino Número de Mensagens : 468
Idade : 42
Reputação : 13
Pontos de Usuário : 6295
Data de inscrição : 22/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Attack on Titan - Regras de Combate (FATE) Empty Re: Attack on Titan - Regras de Combate (FATE)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos